data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: Anselmo Cunha (Diário)
Rudys Rodrigues solicita manutenção no ambulatório Transcender, que funciona na Policlínica do Rosário
Na Câmara de Vereadores de Santa Maria, Rudys Rodrigues (MDB) segue sendo o representante da comunidade LGBTQIA+. O emedebista, que está no primeiro mandato, tem procurado pautar o mandato com iniciativas voltadas a esse público. Agora, nesta semana, após ajustes necessários para voltar a tramitar, duas matérias do parlamentar estão em pauta. São elas: o Projeto de Lei (PL) "Vai Diversidade" e o projeto sugestão "Transcender" . O primeiro trata de criar mecanismos de incentivo para o ingresso no mercado de trabalho da população LGBTQIA+.
Mobilização política garante repasse de R$ 2,2 mi a hospitais
Já o segundo projeto, apresentado novamente na última segunda-feira, aborda a necessidade de manutenção no Transcender, ambulatório especializado em atendimento de transexuais e travestis, que funciona na Policlínica do Rosário, na Rua Serafim Valandro, nº 400. A unidade foi implementada, ainda em janeiro de 2020, na gestão do então secretário de Saúde, Francisco Harrisson (MDB), que é o padrinho político e quem levou Rudys para a política. No PL, o vereador pede a contratação de uma pessoa trans para atuar no ambulatório de forma a tornar o mais humano possível o atendimento de quem chega, sustenta o vereador no projeto. Ele usa uma situação para ilustrar isso: o reconhecimento da documentação, por meio do nome social, para que o paciente se sinta acolhido.
O parlamentar também reivindica a contratação de um médico endocrinologista para atuar especificamente no programa. Desta forma, seria evitado que o paciente seja encaminhado para alguma outra unidade.
JUSTIFICATIVA
A fixação de um médico, para o Transcender, se dá com o objetivo de dar um acompanhamento de perto dos pacientes trans que precisam ser submetidos a tratamentos de terapia hormonal, pontua o vereador no PL. Isso, segundo ele, reduziria uma tendência junto a esse público: a procura por tratamentos inadequados, e que colocam a própria vida em risco, para "ganho hormonal". Rudys pede ainda reforço na promoção de atividades e oficinas sobre Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), HIV e Hepatites.
Vereador quer cemitério público para animais
Ainda conforme a prefeitura, o Ambulatório Transcender está em processo de ampliação e reestruturação dos serviços ofertados. Neste momento, o trabalho está voltado à criação de fluxo e capacitação da equipe.
INCENTIVO
O PL "Vai Diversidade", que prevê incentivos à inserção da população LGBTQIA+ no mercado de trabalho, foi apresentado ainda no início de fevereiro, e, recentemente, foi retirado para aperfeiçoamento. O principal objetivo do projeto é diminuir o número de pessoas deste grupo no subemprego.
Novo auxílio emergencial: trabalhador saberá se tem direito nesta sexta-feira
A assessora do parlamentar, Alle Paz, que trabalha junto de Rudys nos dois projetos, explica que a equipe recebeu apoio da Diretora de Promoção de Direitos LGBT do Ministério da Mulher, Família e Direitos Humanos, do governo federal, Marina Reidel. Marina sugeriu mudanças na forma de execução do PL, em busca de aumentar a viabilidade de execução da demanda.
Entre as propostas do programa, estão a orientação acerca de documentação pessoal e acesso ao ensino básico e a cursos profissionalizantes.